EXPOAGRO 2016: Saldo positivo após a feira

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado
Foto: Rogério Fernandes
Foto: Rogério Fernandes

Oportunizar o acesso dos produtores rurais à tecnologia e informação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e gerar renda para a pequena propriedade é um dos propósitos da Expoagro Afubra, realizada na última semana, em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo. Presente desde a primeira edição da Feira, a Emater/RS-Ascar leva para o espaço Casa da Emater alternativas para colaborar no desenvolvimento das Unidades de Produção Familiar (UPF), reduzindo a penosidade do trabalho e diversificando as fontes de renda.

A gerente do escritório regional de Soledade da Emater/RS-Ascar, Lucia Souza, destacou a participação do público no espaço. “Estamos muito satisfeitos. Nosso espaço atendeu as expectativas, com a visitação de grande número de agricultores e escolares em busca de novos conhecimentos. E também o grande número de autoridades que foram prestigiar o trabalho de nossa Instituição”, frisou Lucia. 

Na 16ª edição da Feira, o espaço Casa da Emater teve como tema norteador a “Sustentabilidade na agricultura familiar: 60 anos de Extensão Rural”. As 12 parcelas temáticas abordaram assuntos como a apicultura, saneamento ambiental, bovinocultura de leite, agroindústria familiar, artesanato e turismo rural, segurança alimentar, fruticultura, ovinocultura, cozinha didática, oficina de processamento de carne ovina e piscicultura.

Lucia também destacou a parceria com a Embrapa que, pelo segundo ano, tem colocado extensionistas e pesquisadores trabalhando em parceria também durante a Expoagro Afubra. “Após esse segundo ano de ação conjunta observamos que esta parceria está ainda mais fortalecida”, ressaltou a gerente.

Segundo dados divulgados pela Afubra, passaram pelo Parque da Expoagro 80 mil pessoas durante os três dias do evento e 540 grupos de excursões dos três estados da Região Sul do Brasil. No pavilhão da agroindústria familiar, participaram 150 agroindústrias, comercializando diferentes produtos, o que registrou um volume de vendas de R$ 501.050,00.

Deixe uma resposta