Serra Gaúcha sedia o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Nos dias 27 e 28 de abril, Envase Brasil | Brasil Alimenta reunirá profissionais que são referência mundial em lácteos

A Envase Brasil | Brasil Alimenta 2016, que acontecerá de 26 a 29 de abril, será o ponto de encontro de centenas de pessoas do setor lácteo ao receber o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios (Pmes Lácteas), evento organizado pelo Portal Lechero do Uruguai e Associação das Pequenas Indústrias Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil-RS). O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

Esse momento é histórico para a região visto que o Rio Grande do Sul é considerado a segunda maior bacia leiteira do país, com uma relevância importante da Serra Gaúcha. Participantes de todos os países da América Latina, em especial para pequenas e médias empresas do setor, discutirão tecnologia, inovação, qualidade e produtividade por meio de palestras que reunirão especialistas referências mundiais em lácteos.

De acordo com Cecília Agradi, diretora do Portal Lechero, o Encontro Latino-americano surgiu a partir da necessidade de capacitação, negócios e atualização em novas tecnologias, especialmente focalizadas nas pequenas e médias indústrias de laticínios. “Será um intercâmbio de ideias, modelos e experiências em que serão tratados a capacitação técnica, as novas tecnologias, os modelos de negócios e o associativismo”, enfatiza.

A abertura da Pmes Lácteas acontecerá no dia 26 de abril, juntamente com a Envase Brasil | Brasil Alimenta, com a presença de comitivas de várias regiões do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Paraguai, Peru, Costa Rica e Equador. São esperados 350 representantes do segmento da América Latina.

Nos dias 27 e 28 de abril terão início efetivamente conferências técnicas e de gestão empresarial com palestrantes de destaque nacional e internacional, visitas técnicas, reuniões de negócios. Entre as palestras técnicas, destaque para a participação da Asociación de Pequenas y Medianas Industrias Lácteas (Apymel) da Argentina e do Instituto Mexicano do Queijos. Uma das palestras aguardadas será “Associativismo como estratégia de crescimento e competitividade em mercados internos e externos, com Fernando Ramos, da Apymel. Uma mesa redonda também será oportunizada por meio do tema “Estratégias de comercialização e promoção do queijo para pequenas empresas de laticínios. Franquias. Caso de sucesso”, que contará com a presença de Georgina Yescas, da Lactography – México e Fernando Ramos, Apymel.

Espaço Queijos & Cia

Outro atrativo durante a feira e com foco no setor lácteo será o Espaço Queijos & Cia, que estará acessível de 26 a 29 de abril. O Espaço Queijos & Cia foi idealizado para ser uma ferramenta de apresentação dos produtos dos associados da Apil.

Durante os quatro dias, o local receberá convidados dos setores da gastronomia, hotelaria, restaurantes, pizzarias, cozinhas industriais, profissionais de a&b de hospitais e similares. O destaque do Espaço Queijos & Cia é que ele terá happy hours de harmonizações de queijos com vinhos, espumantes, cervejas artesanais, drinks, cachaças e destilados.

Formam a base institucional do 3º Encontro as seguintes entidades: Asociación de Pequenãs y Medianas Industrias Láctes a la Cuenca Lechera Argentina (Apymel); AsociaciónUruguaya de Pymes Lácteas (Aupyl); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil RS) entre outros.

 

Programação 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

Quarta-feira – 27 de abril

09h às 10h30 Situação e perspectivas do setor lácteo internacional, como influenciam o desempenho das pequenas e médias empresas e as diferentes estratégias nos países latino-americanos. Painel com: Apil/Abiq (Brasil), Apymel (Argentina), Aupyl (Uruguay) CIL (Ecuador) – Universidad de Costa Rica, entre outros.

10h30 às 11h15 Associativismo como estratégia de crescimento e competitividade em mercados internos e externos – Fernando Ramos, Apymel – Argentina.

11h15 às 11h45 Fruit Break.

11h45 às 12h30 Denominação de origem e indicações geográficas para os queijos Latino-americanos. Carlos Yescas – México – Instituto Mexicano do  Queijo e juiz do World CheeseAwards.
12h30 às 14h30  Tempo livre para almoço.

14h30 às 15h Fiscalização e inspeção para pequenas e médias indústrias – 
Dr. Caio Tibério da Rocha.

15h às 15h45 Novas tecnologias aplicadas a elaboração de queijos duros tipo    grana. – Sergio Herrera – Argentina -Jucar S.A –

15h45 às 16h45 Rendimento na fabricação dos queijos-Conceitos e avaliações – Eduardo R. P. Dutra.

Quinta-feira – 28 de abril

09h15 às 10h15 Alternativas tecnológicas para a pequena e média indústria láctea. Dr. Guillermo Adrián Sihufe, INTEC – Instituto de Desarrollo Tecnológico para la Industria Química – CONICET – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Argentina.

10h15 às 10h45 Fruit Break.

10h45 às 11h45 Mesa redonda: Estratégias de comercialização e promoção do queijo para pequenas empresas de laticínios. Franquias. Caso de sucesso. Georgina Yescas. (Lactography – México) e Fernando Ramos (Apymel – Argentina).

11h45 às 12h30 Segurança alimentar em lácteos – Silvia Berenguer Barbosa – Brasil.

12h30 às 14h30 Tempo livre para almoço.

14h30 às 15h1 Inovações no mercado de Queijos Processados – Andrea Maurer /Alfredo Walter – ICL Group.

15h15 às 16h Novas tendências em iogurtes e bebidas lácteas.

16h às 16h40 Qualidade do Leite e Apresentação do projeto “Metodologia de Coleta Automática de Amostras de Leite”- Maira Balbinotti Zanela. EMBRAPA Clima Temperado.

Encerramento do 3º Encontro Latino-americano para Pmes Lácteas.

 

Sobre as feiras

Tecnologia, produtos e serviços para as indústrias vinícola, cervejeira e de laticínios, e as novidades e equipamentos para a cadeia de alimentos serão apresentadas durante a Envase Brasil | Brasil Alimenta. A diversificação é a marca dessa 12ª edição que receberá em torno de 200 empresas expositoras de oito estados brasileiros e 12 países. A abertura do evento está prevista para as 19h do dia 26 de abril, no Pavilhões E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, com a expectativa de reunir autoridades nacionais e internacionais.

O destaque fica por conta do setor de bebidas em geral, cujo crescimento da demanda e de oferta tecnológica para vinícolas, microcervejarias e laticínios e derivados tem sido sentida de maneira mais evidente.

A Envase Brasil é uma feira de tecnologia, máquinas, equipamentos, embalagens e processos para indústrias de bebidas e alimentos e abrigará expositores nacionais e internacionais apresentando tecnologias para os diversos segmentos das indústrias de bebidas: vinho e espumante, suco, cerveja, refrigerante, água mineral, lácteas, cachaça e destilados.

Integrada ao conceito de tecnologia para as cadeias junto com a Envase Brasil, a Brasil Alimenta oportunizará ainda, o acesso de empresas fornecedoras de tecnologia, produtos e serviços para industrialização, processamento e abastecimento de alimentos, com ênfase nas embalagens e logística.A estimativa é de que mais de 12 mil visitantes, entre profissionais do setor de bebidas em geral, incluindo industriais, técnicos dirigentes das indústrias do setor, circulem pelo evento.

Para mais informações acessewww.envasebrasil.com.br

 

Principais atrações:

26 de abril – Encontro Produtor 2016

27 de abril – 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos

27 de abril – Rodada de Negócios Sebrae

27 e 28 de abril -3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

28 e 29 de abril – Envase Experience – Falando de cervejas e Falando de vinhos espumantes

26 a 29 de abril – Espaço Queijos & Companhia