EXPOAGRO 2016: Governador salienta importância do setor primário durante abertura da 16ª Expoagro Afubra

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A abertura da 16ª edição da Expoagro Afubra, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21/03), no Parque da Expoagro, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, José Ivo Sartori. Ele salientou a importância do setor primário, especialmente dos pequenos produtores que, de sol a sol, trabalham para levar comida para a mesa de todos os gaúchos. “Fica aqui o nosso reconhecimento a uma feira que trabalha diretamente as alternativas para a agricultura familiar”, observou.

Para Sartori, é o trabalho em parceria entre as diversas entidades ligadas ao setor, o caminho para que o Rio Grande do Sul possa superar eventuais dificuldades. “Se não buscarmos o impossível, acabamos por não realizar o possível”, salientou o governador, citando o teólogo e professor Leonardo Boff. “E a junção de forças, aliada à coragem, persistência, determinação e ao espírito de cooperação de todos, pode ser o caminho para que essa construção se consolide de forma efetiva”, afirmou, enfatizando ainda o fato de o “capital humano ser a maior riqueza dos gaúchos”.

O presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Tomé Kuhn, recebeu das mãos do governador e do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, um kit de pesca que, simbolicamente, representa as alternativas de diversificação para o cultivo do tabaco. “E esta simbologia se estende para as outras ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) realizadas, seja nos nossos centros de treinamento ou mesmo no dia a dia, que contribuem para que os fumicultores possam refletir sobre outras possibilidades de produção”, enfatizou.

Sobre o principal tema da Expoagro Afubra 2016, “Erva-mate: em busca de novos mercados”, Kuhn recordou o convênio firmado recentemente entre Emater/RS-Ascar e Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), bem como o trabalho de certificação e classificação do produto realizado pela entidade e que contempla desde o plantio das mudas até a industrialização. “Assim, estamos alinhados com a Afubra, no sentido de trabalhar todas as etapas dessa importante cadeia produtiva, que vai para além do simples uso no chimarrão, tendo grande potencialidade também no ramo da alimentação”, destacou.

O ato de abertura contou ainda com a presença de outras autoridades, entre elas o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke; a senadora Ana Amélia Lemos; o presidente da Afubra, Benício Albano Werner; a presidenta da Assembleia Legislativa do RS, deputada Silvana Covatti; deputado federal Heitor Schuch e coordenador geral da Expoagro, Marco Dornelles; além de outros deputados federais e estaduais, prefeitos, representantes de entidades, vereadores e lideranças locais e regionais. A Expoagro Afubra segue até quarta-feira (23/03).

Deixe uma resposta