Aplicativo de celular facilita a vida de agricultores

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Ana Cláudia Capellari – Especial para Destaque Rural

Atualmente os smartphones e tablets são uma extensão de nossas vidas, pois armazenam as mais diversas informações e têm acesso instantâneo a internet, na palma da nossa mão. Isto não poderia ficar de fora do setor agrícola, que cada vez mais pede investimentos em tecnologias acessíveis ao produtor, para que ele possa aumentar seus resultados e sua produtividade. Aliar tecnologia e desenvolvimento a este setor é uma tarefa que demanda conhecimento técnico e que precisa ter dois objetivos claros: oportunizar o conhecimento a todos e facilitar seus mecanismos de busca.

Considerando que o produtor precisa de respostas rápidas, tanto o pequeno quanto o de grande porte, a Adama Brasil desenvolveu o aplicativo de celular ADAMA ALVO. Com ele, o produtor pode detectar pragas nas lavouras de inúmeras culturas e obter recomendações para recuperar sua plantação. O produtor que vê em sua lavoura uma folha com alguma mancha e não a identifica em um primeiro momento pode tirar uma foto da folha e pedir aos agrônomos da ADAMA que avaliem a foto. O aplicativo também possui um banco de dados com informações referentes a doenças, ervas e pragas, tornando o acesso a informação mais fácil e dinâmico, o que muda totalmente a sua relação com o meio externo, já que o produtor não vai precisar esperar muito tempo até ter a resposta que precisa. O retorno dos agrônomos da ADAMA é geralmente feito após um dia a solicitação do pedido. Seu funcionamento é muito simples e apenas é necessário ter sinal de celular na região em que está sendo utilizado. O aplicativo, que não tem nenhum custo para quem faz o download, pode ser encontrado nos dois maiores sistemas operacionais: ANDROID e IOS.   Ele também pode ser acessado via computadores e notebooks, onde o acesso é feito através do site da ADAMA Brasil.

O ADAMA ALVO já possui mais de 60 mil downloads. O aplicativo teve sua tecnologia desenvolvida em Israel e é bastante acessado nos estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente. As culturas mais procuradas pelos internautas são a de trigo, milho e soja, mas o aplicativo consegue detectar pragas e informações de qualquer cultura agrícola.

Deixe uma resposta