(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Sustentabilidade e sabor em hortas urbanas

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Uma atividade que ganha força através da otimização de espaços

Monique Tartas – Especial para Destaque Rural

Fotos: Monique Tartas
Fotos: Monique Tartas

Com a migração para os grandes centros, o homem levou consigo os aprendizados do campo, aplicando suas técnicas até mesmo em pequenos espaços. O cultivo de hortaliças, legumes e vegetais vem tornando-se comum em apartamentos, sacadas, varandas e inclusive em lugares até então improváveis como telhados e muros. A tendência, que é também chamada de agricultura urbana, cresce motivada por novos hábitos, preocupações e necessidades.

A Emater/ASCAR inclui a atividade na 17ª Expodireto, através de uma horta de 1.500 metros que, com uma grande variedade de produtos, apresenta possibilidades tanto para propriedades rurais quanto para a produção urbana.

No segundo caso, o agrônomo da Emater, Gilberto Bertolini, explica que o cuidado desde o início do cultivo pode facilitar a manutenção de hortas. “Em pequenos espaços, é preciso preparar um composto suficiente para desenvolver qualquer planta. Depois, cuida-se o manejo e rega-se normalmente”, acrescenta. Diferentemente do campo, o cultivo em casa não está exposto às condições climáticas e a irrigação fica limitada à terra, o que acaba baixando muito a incidência de doenças como a ferrugem, por exemplo. Já no surgimento de alguns insetos, a solução pode estar na retirada manual dos invasores.

O hábito de cultivar para seu próprio consumo está ligado a diversas questões, como a sutentabilidade, a preocupação com a procedência dos produtos, a redução de pequenos gastos e a necessidade de exercer uma atividade fora da rotina das grandes cidades. Como lembra Bertolini, o alimento cultivado em casa possui um sabor realçado, principalmente por estar livres de agrotóxicos e outros produtos químicos. “Além da qualidade, o contato com a terra é uma atividade relaxante”, acrescenta.

Tomate em pequenos espaços. É possível?

O cultivo caseiro do tomate não precisa se limitar apenas ao tipo cereja. Mesmo sendo um fruto que cresce ocupando a maior parte do solo, algumas alternativas que otimizam espaços permitem a manutenção de variedades maiores. A horta da Emater apresenta uma estrutura que inclui estacas e alguns fios de arame, permitindo o crescimento na vertical. “O material precisa ser resistente, já que alguns frutos podem chegar a pesar até 5kg”, alerta o agrônomo.

Deixe uma resposta