Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado
Foto: Alessandra Pasinato/Arquivo UPF Aula prática de ovinocultura será ministrada durante a Expodireto
Foto: Alessandra Pasinato/Arquivo UPF Aula prática de ovinocultura será ministrada durante a Expodireto

A Universidade de Passo Fundo (UPF) estará presente na Expodireto Cotrijal 2016, que acontece de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque. Como instituição de ensino superior com forte ligação com o agronegócio, um dos principais setores da economia da região, a Universidade disponibiliza no evento produtos, serviços e pesquisas que contribuem com o desenvolvimento da produção agrícola.

O espaço da UPF na Expodireto receberá diferentes palestras. Nos dias 8, 9 e 10 de março, o tema “Qualidade do leite” será abordado pelo gerente técnico do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), Silvio Cesar Rodigheri. A atividade será realizada durante a tarde.

Já na tarde de quarta-feira, 9 de março, a professora Magali Ferrari Grando fará uma explanação sobre o tema “Transgenia na luta contra insetos pragas”, enfatizando a produção de plantas transgênicas e o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos para resistência a insetos pragas de milho. Ambas as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.

 

Aulas práticas

Integrando os acadêmicos ao universo da Expodireto e aos setores presentes na feira, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV/UPF) oferecerá dois momentos de troca de experiências com os acadêmicos de Agronomia. Na terça-feira, dia 8 de março, haverá uma aula prática sobre ovinocultura, ministrada pelo professor Hélio Rocha no estande da UPF. A aula inicia às 10h, com mostra de animais e explanação do professor. A atividade já é tradicional e se constitui como importante elemento de integração com os acadêmicos. Na quarta-feira, dia 9 de março, alunos do curso de Agronomia terão uma aula de apicultura, também junto ao estande da UPF. A atividade também será realizada às 10h.

 

Expodireto

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com alcance internacional. O evento acontece de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque. Com o tema “Por solos férteis, cultivamos conhecimento”, a UPF estará presente no evento. O estande institucional da Universidade reunirá diferentes cursos de graduação e pós-graduação, serviços, setores e laboratórios em uma área superior a 1,2 mil metros quadrados.

Entre os setores representados na Feira, estarão o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), o Hospital Veterinário, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e o Serpentário, além dos laboratórios de Solos, Biotecnologia e Sementes.

Deixe uma resposta