BASF apresenta tecnologias para cultivo de soja e milho na Expodireto Cotrijal 2016

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

A unidade de proteção de cultivos da BASF estará presente na 17ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontece entre os dias 7 e 11 de março, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O evento é conhecido por ser um dos principais do setor do agronegócio.

Em seu estande na feira, a multinacional apresenta suas principais soluções para o manejo fitossanitário das culturas de soja e milho, como o fungicida OrkestraTMSC, o fungicida e inseticida Standak® Top, o herbicida Heat® e a proposta de controle de múltiplas pragas com o Comando Antipragas. Além disso, a empresa também apresentará o Seed Solution, demonstrando seus benefícios e o funcionamento de uma máquina de Tratamento de Semente Industrial, bem como estações de cultivo de Arroz CL e da soja geneticamente modificada: Sistema de Produção Cultivance, fruto da parceria entre BASF e Embrapa.  

O OrkestraTMSC figura como a primeira carboxamida lançada no Brasil para uso no cultivo da soja. Além de recomendado para o tratamento contra a ferrugem-asiática, é efetivo no controle de doenças como mancha-alvo, antracnose, mancha-parda e oídio, que também merecem extrema atenção, pois podem causar danos que levam a perdas de até 10 sacas de soja por hectare. 

Já para o tratamento das sementes e estabelecimento da cultura, fase decisiva no que se refere ao controle de pragas, doenças e nematoides, a BASF oferece o Standak® Top, o único com função inseticida e fungicida, e que ativa as defesas naturais das plântulas contra danos provocados pelos nematoides, sendo o líder no segmento. O produto permite a máxima expressão do potencial genético das sementes, e contribui para o melhor controle das principais pragas, doenças e nematoides que atacam as sementes em processo de germinação e/ou plântulas em desenvolvimento.

Além dos cuidados ligados à prevenção de doenças, outro ponto crucial para a sanidade da lavoura de soja é o manejo de pragas e plantas daninhas. Nesse aspecto um aliado para o cultivo da soja, que também prevê técnicas de manejo integrado de pragas, é o Comando Antipragas, cujo funcionamento se dá com base em três inseticidas: Fastac® Duo, que controla percevejos que deformam plantas e promovem a má formação dos grãos, interferindo na produtividade; Pirate®, que possui ação translaminar, ou seja, quando aplicado sobre a face superior da folha, excerce sua toxidez contra insetos alojados inclusive na face inferior, garantindo o combate eficiente das lagartas; e Nomolt® 150, que também age contra importantes lagartas, sendo eficiente no controle de pragas mastigadoras. 

O herbicida Heat® também estará presente no evento. Ele é responsável por controlar plantas daninhas de folhas largas de difícil controle, especialmente a buva.

Serviços

Durante a Expodireto Cotrijal, os participantes também poderão ter acesso ao mais recente benefício oferecido pela BASF: o Cartão Safra. Com ele é possível acumular pontos ao adquirir produtos da linha agrícola da empresa que podem ser trocados por prêmios – eletroportáteis, eletroeletrônicos, utensílios domésticos, eletrodomésticos e itens de informática. 

Além da ampla rede de revendas, o Cartão Safra proporciona mais facilidade ao produtor rural para adesão e pontuação. Não há necessidade de envio de nota fiscal ou similar para a adesão. Basta que o cliente realize a compra nas revendas participantes e, após 30 dias da emissão da nota pela revenda, os pontos estarão automaticamente disponíveis para que o agricultor possa resgatá-los e trocar por prêmios. 

Para efetuar o cadastro, conferir os produtos disponíveis e conhecer as revendas participantes basta acessar o hotsite www.cartaosafra.basf.com.br e verificar o regimento do programa.

No estande da BASF haverá ainda uma estação dedicada ao Agrodetecta, ferramenta de monitoramento do clima e previsão para ocorrência de doenças,  indicando ao produtor o melhor momento para plantio, pulverizações e colheita, entre outras importantes operações. Ele é conectado a 250 estações meteorológicas em dez estados brasileiros que monitoram o clima e a favorabilidade de ocorrência de doenças nas culturas de soja, milho, feijão, trigo e algodão, garantindo assertividade ao trabalho do agricultor no momento do combate.
 
Por fim, será apresentado o Smart Spray Solution (SSS), um serviço de consultoria para o gerenciamento de sistemas mecanizados, pessoas e processos ligados à tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas com o qual é possível realizar a inspeção completa do maquinário e fazer o diagnóstico em tecnologia de aplicação e de custo operacional da máquina em propriedades agrícolas, bem como o treinamento de equipes em tecnologia de aplicação nas propriedades agrícolas. Além da avaliação do maquinário, o proprietário da fazenda pode receber um relatório de custos com o qual identificará perdas oriundas de pontas desgastadas, taxa de consumo de água e custo operacional, além de um certificado que atesta a propriedade em relação aos processos de tecnologia de aplicação. 

Deixe uma resposta