Seminário vai debater valorização de produtos agropecuários com indicação geográfica

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Evento será realizado no dia 22 deste mês, no município de Vacaria

A valorização dos produtos agropecuários com indicação geográfica será o tema de seminário que a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (SFA/RS) promove no dia 22 deste mês, no município de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. O evento é voltado a representantes das cadeias produtivas agrícolas, pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no debate sobre indicação geográfica – registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

O seminário “Valorização de produtos agropecuários: indicação geográfica, marcas coletivas e produção integrada agropecuária” abordará assuntos como a produção integrada como instrumento de desenvolvimento agropecuário e a certificação na agricultura brasileira.  Entre os palestrantes e participantes das mesas-redondas, estarão técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de empresas públicas das áreas de pesquisa agropecuária, de extensão rural e assistência técnica, de propriedade industrial e de metrologia, qualidade e tecnologia, além de representantes de cadeia produtivas agrícolas.

O Rio Grande do Sul tem, hoje, 10 indicações geográficas concedidas pelo Inpi. Oito são de indicações de procedências: Vale dos Vinhedos (vinhos tinto, branco e espumante); Pampa Gaúcho (carne bovina e seus derivados), Vale dos Sinos (couro acabado), Pinto Bandeira (vinhos tinto, brancos e espumante), Pelotas (doces finos tradicionais e confeitaria), Altos Montes (vinhos e espumantes), Monte Belo (vinhos) e Farroupilha (vinho fino branco moscatel, vinho moscatel espumante, vinho frisante moscatel, vinho licoroso moscatel, mistela simples moscatel e brandy de vinho moscatel). Outras duas são de denominação de origem: Litoral Norte (arroz) e Vale dos Vinhedos (tinto, branco e espumante).

Veja aqui a programação do seminário.
 
Serviço:
Seminário “Valorização de produtos agropecuários: indicação geográfica, marcas coletivas e produção integrada agropecuária”

Data: 22 de março (terça-feira)
Horário: 09h40 às 19h30
Local: Casa do Povo – Rua Borges de Medeiros, 1987 – Glória – Vacaria (RS)
Obs: Para participar do seminário, é preciso confirmar presença pelo emailedna.ferronatto@agricultura.gov.br

Deixe uma resposta