(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Exposição “Fauna e Flora em perigo” será apresentada pelo Muzar na Expodireto

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Mostra contempla espécimes taxidermizadas de animais que estão na Lista da Fauna Silvestre Ameaçados de Extinção

O Brasil é um país com uma enorme diversidade de seres vivos, porém, muitas espécies se encontram ameaçadas de extinção. Essa situação é motivada por diferentes fatores, seja por perda e fragmentação de habitat, por desmatamento ou mesmo por caça ilegal, tráfico de animais silvestres e outros tantos fatores. Dessa forma, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, do Instituto de Ciências Biológicas (Muzar/ICB) participará do espaço da Universidade de Passo Fundo (UPF) na 17ª edição da Expodireto Cotrijal com a exposição “Fauna e Flora em perigo”. 

O tema abrange as ameaças existentes à biodiversidade regional de plantas e animais, as categorias de risco de extinção, as ações necessárias para conservação e a importância da preservação dessas espécies. Conforme a bióloga do Muzar, Flávia Biondo da Silva, a exposição contempla espécimes taxidermizadas de animais que estão na Lista da Fauna Silvestre Ameaçados de Extinção do Rio Grande do Sul, homologada no ano de 2014. “Nessa lista, foram destacadas como ‘vulneráveis’ – com risco alto de extinção na natureza – espécies como a paca, o papagaio-charão e a jararacuçu. Já em relação aos animais destacados como ‘em perigo’ – com risco muito alto de extinção na natureza – destaca-se o cateto, mamífero nativo muito confundido com o javali”, comenta ela.

A exposição “Fauna e Flora em perigo” estará disposta junto ao estande institucional da UPF na Expodireto e, segundo a bióloga do Muzar, está estruturada com o propósito de alertar para a preservação desses animais ameaçados de extinção. “Esperamos que o público visitante demonstre, além de muita curiosidade, preocupação em relação aos animais ameaçados, reafirmando, assim, o principal objetivo do Muzar, qual seja o de valorizar o patrimônio natural, construindo e socializando conhecimento”, destaca Flávia.

Expodireto
A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com alcance internacional. O evento acontece de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque. Com o tema “Por solos férteis, cultivamos conhecimento”, a UPF estará presente no evento. O estande institucional da Universidade reunirá diferentes cursos de graduação e pós-graduação, serviços, setores e laboratórios em uma área superior a 1,2 mil metros quadrados. 

 Entre os setores representados na Feira, estarão o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), o Hospital Veterinário, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e o Serpentário, além dos laboratórios de Solos, Biotecnologia e Sementes.

Deixe uma resposta