Gaúcho concorre ao Concurso Cultural “Personagem Soja Brasil”

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Votação aberta ao público valoriza e tira do anonimato pessoas que tiveram contribuições decisivas para a história e desenvolvimento da soja no País

Uma das lideranças dos produtores de sementes no país, Narciso Barison é natural de Antônio Prado. A procura por melhores rendimentos fez com que Barison fosse um dos pioneiros na adoção de cultivares transgênicas no Brasil. Atualmente seu trabalho na Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) é reconhecido como um caso de sucesso. Narciso Barison, hoje residente em Vacaria/RS, é um dos candidatos na segunda edição do concurso cultural “Personagem Soja Brasil”. A ideia do projeto é valorizar profissionais que deram contribuições decisivas para o desenvolvimento da cadeia de soja, e consequentemente, do agronegócio.

O anúncio dos vencedores será feito durante o fórum de encerramento do Soja Brasil – Safra 2015/2016, em Maracaju (MS), no dia 7 de abril. Os oito concorrentes foram indicados por parceiros, patrocinadores e apoiadores do projeto e concorrem em três categorias: Produtor Rural; Pesquisador e Votação Popular.

O público poderá eleger seu favorito na categoria Personagem Soja Brasil Safra 2015/2016 por meio de votação online até o dia 1º de março. As demais categorias serão eleitas pela comissão julgadora. A história de cada concorrente pode ser conhecida no site http://www.projetosojabrasil.com.br/personagem/, onde também os internautas podem escolher seu personagem favorito. As histórias destacam o protagonismo dos finalistas em seu trabalho em propriedade rurais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino.

Para Julio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural, o agronegócio está cheio de exemplos anônimos que deram grandes contribuições, nada mais justo que tirá-los do anonimato, reconhecendo seu papel. “Muitos contribuíram diretamente para tornar viável a produção de soja em todo o Brasil, mas não têm seu trabalho valorizado. Nossa intenção é mostrar quem são os personagens por trás dessas descobertas”.

Parceria – O Projeto Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com patrocínio da BASF e Mitsubishi. O Fórum em Mato Grosso do Sul é realizado em parceria com o Sistema Famasul – composto pela Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja–MS), pela Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) do estado -, e pelo Sindicato Rural de Maracaju. O apoio é da Intacta, John Deere, Yara Fertilizantes e MAN Latin America. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é da Safras & Mercado e Somar Meteorologia.

Sobre o Canal Rural
O Canal Rural, empresa do Grupo J&F, é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2013), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos “produtores de milhões”, que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro.

Deixe uma resposta