Nova cultivar de soja da Embrapa é opção para regiões frias do Brasil

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado
Luiz Henrique Magnante - Cultivar será lançada na Expodireto
Luiz Henrique Magnante – Cultivar será lançada na Expodireto

BRS 5601RR garante produtividade na precocidade

A Embrapa Trigo estará apresentando na Expodireto Cotrijal 2016 uma nova cultivar para a produção de soja nas regiões frias do Brasil. A BRS 5601RR foi desenvolvida para atender a demanda dos produtores por cultivares capazes de somar características como ciclo precoce, alto potencial produtivo, hábito de crescimento indeterminado, estatura de planta baixa e sanidade.

A produtividade média obtida nas Unidades Demonstrativas, conduzidas por produtores de sementes parceiros da Embrapa, foi de 4.320 kg/ha, cerca de 72 sacos por hectare. A avaliação dos produtores que acompanharam estas áreas foi positiva para a maioria das características da BRS 5601RR, com destaque para a resistência ao acamamento, resultado do porte baixo a médio das plantas. O ciclo precoce (5.6) e a resistência a importantes doenças da região também foram motivo de satisfação para os produtores que participaram da validação. A cultivar está indicada para cultivo na Macrorregião Sojícola 1, especialmente nas regiões edafoclimáticas 103 e a parte mais fria da região 102, as quais abrangem parte dos estados do RS, SC, PR e SP.

De acordo com o pesquisador Paulo Bertagnolli, rendimentos de grãos superiores foram obtidos em semeaduras realizadas após 20 de outubro até o final da primeira quinzena de novembro, em áreas agrícolas com solos corrigidos quanto à acidez, com alta fertilidade e histórico de altos rendimentos com soja. A recomendação técnica da cultivar é semeadura na densidade de 10 a 15 plantas por metro de linha, no espaçamento entre linhas de 45 cm, adotando menor densidade de plantas em lavouras localizadas em região de altitude superior à 600 m da Macrorregião Sojícola 1.

A nova cultivar de soja BRS 5601RR foi disponibilizada aos produtores de sementes na safra 2015/16, cuja semente estará disponível ao produtor de grãos a partir da safra 2016/17. Informações através do telefone 54-3333-3666 ou e-mail spm.enpfb@embrapa.br, ou no site www.embrapa.br/trigo.

Características da soja BRS 5601RR:
•    Ciclo precoce: grupo de maturidade 5.6;
•    Elevado rendimento de grãos para o ciclo da cultivar, com média de 4.320 kg/ha;
•    Estatura de planta baixa/média;
•    Hábito de crescimento indeterminado;
•    Resistente à podridão radicular de fitóftora, cancro da haste, cercóspora e necrose da haste;
•    Semeadura preferencial 21/10 a 10/11.

Deixe uma resposta