Expodireto Cotrijal tem lançamento em evento no Palácio Piratini

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado
Durante a solenidade foram apresentadas a patrocinadores, autoridades e lideranças as novidades e inovações da feira - Foto: Luiz Chaves 
Durante a solenidade foram apresentadas a patrocinadores, autoridades e lideranças as novidades e inovações da feira – Foto: Luiz Chaves 

O lançamento da 17ª edição da Expodireto Cotrijal 2016 ocorreu, nesta segunda-feira (15), no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori. Durante a solenidade foram apresentadas a patrocinadores, autoridades e lideranças as novidades e inovações da feira que vai de 7 a 11 de março em Não-Me-Toque, na região do Alto Jacuí, com o lema ‘Negócios que inspiram o amanhã’. Uma coletiva de imprensa pela manhã, no Salão Negrinho do Pastoreio, marcou o início da campanha de divulgação da feira, reconhecida como palco de debates e atualização por agricultores e pecuaristas.

A expectativa é reunir 530 expositores brasileiros e estrangeiros de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades, vindos de aproximadamente 70 países, entre os quais Argélia e Moçambique, países estreantes. Outra novidade é a ampliação de espaços no pavilhão da Agricultura Familiar, que contará com um total de 220 estandes – 43 a mais que na edição anterior. Em 2015, a Expodireto Cotrijal encerrou com R$ 2.182 milhões em negócios.

Sartori disse que é uma satisfação enorme receber o lançamento da Expodireto no Palácio Piratini, sabendo que esta é uma feira onde se encontra o que há de melhor em termos de tecnologia e inovação para o campo. “A Expodireto já é um patrimônio do Rio Grande do Sul. Parabéns a Cotrijal por este projeto de sucesso que é a feira. Ela chega a sua 17ª edição se renovando e expandindo a cada ano. Tudo isso ajuda e dá a demonstração de que especialmente em uma época de dificuldade, precisamos ter o conhecimento do mundo real, seja com tecnologia, com a produção ou com a pesquisa de campo”.

O agronegócio como base do desenvolvimento do país foi citado pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, que também salientou sobre o papel decisivo que todos os produtores terão para a superação da crise atual. “No mundo sustentável que todos nós queremos, a produtividade é essencial. Sem a capacidade de competir não há sustentabilidade. É neste contexto que a Expodireto Cotrijal, fiel a seus objetivos de ser uma feira de inovação e tecnologia, busca seu sucesso junto ao setor”.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, acredita que a Expodireto será mais uma grande oportunidade para que o produtor conheça as novas tecnologias em máquinas e equipamentos. “Este é um momento de oportunidade onde o agronegócio gaúcho, brasileiro e mundial se encontram reunido durante a feira. Isso gera oportunidades de negócios e esperamos que os produtores façam suas compras necessária, como a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas”. 

Programação

Durante os dias de evento acontecerão tradicionais debates como o Fórum do Milho, no dia 7 de março, que analisará preços futuros e redução de estoques, e o Fórum da Soja, no dia 8, que abordará o cenário econômico e as perspectivas para o mercado. No mesmo dia, ocorre o Fórum Estadual do Solo e da Água, promovido pela Secretaria da Agricultura.

O conhecido troféu Semente de Ouro homenageará neste ano o atual vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, ex-ministro dos Transportes e ex-secretário da Agricultura. A premiação, da Câmara de Vereadores em parceria com a prefeitura e Cotrijal, visa valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e do agronegócio. 

Estiveram presentes o senador Lasier Martins; a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti; secretários de Estado; deputados federais e estaduais; presidente de entidades e organizações; e demais lideranças.

Deixe uma resposta