(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Meu trabalho tem valor

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

* Angelica Zollin

Em 2014 o Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), lançou uma campanha denominada “Meu trabalho tem valor”, que permanece até hoje. Um dos objetivos dessa campanha é o de mostrar a população de um modo geral os mais variados campos de atuação do médico veterinário e a sua importância na economia, na saúde pública, na produção de alimentos, nos cuidados dos animais de estimação, na produção de novas tecnologias, enfim, mostrar ao público que o médico veterinário é um grande indutor de desenvolvimento social, econômico e tecnológico.

Infelizmente algumas pessoas não entendem que esse profissional, entre tantas coisas, é um grande gerador de riquezas e que a sua presença é garantia de alimentos saudáveis. 

É com tristeza que assistimos a publicação de editais de concursos públicos promovidos por diversas prefeituras municipais no Rio Grande do Sul, onde os salários oferecidos são verdadeiras ofensas a um profissional que dedicou longos anos de estudos e aperfeiçoamentos. Estes salários demonstram a total indiferença e desconhecimento por parte dos prefeitos da real importância do profissional da medicina veterinária. São prefeitos que pouco ou quase nada sabem do potencial de desenvolvimento que o médico veterinário pode trazer às suas comunidades.

O Simvet/RS tem buscado junto ao poder judiciário o cumprimento da legislação federal que estabelece valores para o salário mínimo profissional. Diversos concursos foram embargados e alguns até cancelados. O Simvet/RS não compactua com esse aviltamento e essas ofensas que as prefeituras fazem a esses profissionais oferecendo salários que não condizem com a formação técnica e com os resultados positivos que o médico veterinário com certeza trará, portanto continuará atento e atuante na busca da valorização da medicina veterinária.

O Simvet/RS tem orientado a categoria que não participe desses concursos. Há necessidade de que o profissional da medicina veterinária conscientize-se de que ele é fundamental para que a valorização do seu trabalho se torne realidade.

 

* Presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS)

 

Deixe uma resposta