Embrapa vai criar sistema de monitoramento inteligente da qualidade do leite

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Está sendo realizado na Embrapa Gado de Leite um treinamentoque visa capacitar técnicos com atuação na área de Tecnologia da Informação (TI) para acompanhar o desenvolvimento de um sistema de inteligência para análise dos dados da qualidade do leite no Brasil. O treinamento reúne analistas de quatro unidades da Empresa: Gado de Leite, Informação Tecnológica, Informática Agropecuária e Monitoramento por Satélite, além do Departamento de Tecnologia da Informação e do Departamento de Transferência de Tecnologia.

O sistema a ser desenvolvido reunirá informações geradas pelos laboratórios da Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite (RBQL) e pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) a partir dos últimos 10 anos. De acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, trata-se de um projeto estratégico que vai consolidar dados gerados pelos laboratórios e transformá-los em conhecimento para subsidiar o Mapa e o Governo Federal no acompanhamento da qualidade do leite produzido no país. “O objetivo é criar condições que favoreçam a desenvolvimento de estratégias, o estabelecimento de políticas públicas, a proposição de normas e legislações, enfim, criar um painel para aumentar a competitividade do leite brasileiro”, afirmou.

O treinamento, ministrado pela empresa First Decision, é composto de dois cursos que compreendem o preparo e a organização dos dados para geração de conhecimento para apoiar processos decisórios. A First Decison é considerada uma das melhores do Brasil em TI com foco em Business Inteligence (BI), Data Governance e Data Quality. É representante brasileira da SAP, uma empresa alemã de inteligência de negócios, com cerca de 40 anos de existência, líder do mercado em sistemas empresariais e uma das maiores empresas do mundo na área de TI.

Deixe uma resposta