Simvet/RS recebe denúncias sobre responsáveis técnicos irregulares

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Profissionais sem habilitação para a atividade estariam atuando em pequenas indústrias e açougues no interior
O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) vem recebendo denúncias sobre a atuação irregular de profissionais não habilitados que estão trabalhando como Responsáveis Técnicos de pequenas indústrias e açougues em regiões do Rio Grande do Sul. Os alertas estão vindo especialmente de regiões como o Noroeste Gaúcho e a Fronteira Oeste.
Segundo os relatos feitos pelos denunciantes, em determinados casos estes profissionais – sem a formação específica – estariam cobrando R$ 100,00 para assumirem responsabilidades em indústrias e comércios de produto de origem animal enquanto a legislação federal determina que apenas os médicos veterinários devem realizar este tipo de atividade, que também tem consequências na saúde pública.
De acordo com a presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, a entidade está preocupada com a denúncia feita pelos colegas. “A questão de inspeção e fiscalização é de competência dita por lei do médico veterinário. Temos outros profissionais tomando este espaço sem que nada seja feito. Se for necessário vamos ingressar na justiça para que estes profissionais irregulares sejam retirados destes postos”, adverte.
O Simvet/RS já está apurando as denúncias feitas pelos médicos veterinários para levar a questão aos órgãos responsáveis pela fiscalização das atividades da categoria. Enquanto isso o sindicato pede que os profissionais continuem denunciando as atuações irregulares de responsáveis técnicos sem habilitação para exercer a prática.

Deixe uma resposta