Quiz alerta viajantes

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Fiscais federais agropecuários aplicam teste em rede social para conscientizar a população sobre produtos que não podem entrar no País

A campanha Bagagem Legal, do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) – que alerta os viajantes sobre os produtos agropecuários que não podem ser trazidos do exterior sem autorização prévia – apresenta um quiz para as pessoas testarem seus conhecimentos sobre o assunto e aprenderem de forma divertida.

Para responder às cinco perguntas, basta acessar a página do sindicato no Facebook apps.facebook.com/anffasindical/. Em breve, será lançado também o blog www.bagagemlegal.com.br, que trará mais informações para os viajantes. A campanha orienta ainda os viajantes por meio de informativos distribuídos nos principais aeroportos brasileiros.

Entre os cobiçados produtos que são restritos estão o doce de leite e queijos. O objetivo é impedir a entrada de fungos, bactérias, insetos perigosos e inexistentes ou em erradicação no País. Entre os permitidos figuram o chocolate, vinho e azeite.

Os viajantes que forem flagrados trazendo do exterior produtos cuja importação seja restrita terão as mercadorias confiscadas e destruídas pelos fiscais, e podem responder até por crimes ambientais, pelo potencial risco para a fauna e a flora brasileiras.

Além disso, a introdução de pragas e contaminantes no País pode constituir uma ameaça à saúde da população e representar enorme perigo para a produção agropecuária brasileira, inviabilizando a produção de algumas culturas vegetais ou a criação de algumas espécies animais ou, ainda, elevando a necessidade de uso de agrotóxicos e medicamentos necessários para manter a salubridade dos produtos obtidos.

 

Sobre o Anffa Sindical

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de fiscal federal agropecuário, servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entre os profissionais estão engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas, que há mais de 150 anos exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente, existem 2,7 mil fiscais na ativa, atuando nas áreas de fiscalização nos portos, aeroportos e postos de fronteira, campos brasileiros, laboratórios, programas agropecuários, empresas agropecuárias e agroindustriais, negociações internacionais e nas cidades, fiscalizando os produtos de origem animal e vegetal e os insumos agropecuários.

Deixe uma resposta