(54) 3632 5485 contato@destaquerural.com.br

Lançado livro com diagnóstico rural de Passo Fundo

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Foi lançado na última quarta-feira (21/10), no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF), o livro Diagnóstico Instrumental para o Direcionamento do Espaço Rural de Passo Fundo. A obra é fruto de um trabalho de pesquisa sobre o cenário do agronegócio no interior de Passo Fundo e teve como autores os professores da UPF, Benami Bacaltchuk e Luiz Ataides Jacobsen, este último que até o mês de setembro era extensionista da Emater/RS-Ascar e o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo. 
O trabalho mostra os resultados de uma pesquisa realizada com um terço das propriedades rurais de Passo Fundo, com dados sobre estrutura produtiva, processos, necessidades e expectativas para o futuro. A ação foi uma iniciativa realizada em parceria entre Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (CMDA), Emater/RS-Ascar, Embrapa Trigo, Secretaria Municipal do Interior, Sebrae, Sicredi Planalto Médio RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Sindicato Rural de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo.
Os envolvidos no trabalho contaram que a ideia iniciou por meio de bate-papos em cafés da manhã com representantes das entidades parceiras. Destas conversas surgiam muitas dúvidas e iniciativas que o grupo considerava pertinente para o desenvolvimento do setor primário, principalmente trabalhar a diversificação das propriedades e fazer um estudo para ter um diagnóstico das áreas rurais de Passo Fundo e conhecer a realidade do município, identificando suas potencialidades para a construção de um projeto de melhoria de renda e políticas públicas do setor.
O estudo foi realizado através da participação de alunos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da UPF. Durante dois meses, foram realizadas visitas em 26 comunidades do interior de Passo Fundo. Foram entrevistadas 266 famílias, escolhidas pelo método de randomização. O questionário teve 126 perguntas que contemplaram questões demográficas, estruturais, perceptivas, educação e renda, entre outros itens.
Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, o material reúne dados importantes para nortear as políticas públicas. “Vamos incentivar os demais municípios polo, como Passo Fundo, a terem iniciativas como essa. Somos executores de políticas públicas e não podemos achar, temos que ter conhecimento da realidade para errar o mínimo possível”, avaliou.
O presidente da Sicredi Planalto Médio RS, Ari Rosso, destacou que a obra pronta servirá para todos os setores conhecerem a realidade de um dos segmentos que mais movimenta a economia regional. “Para realizar qualquer ação relacionada a este público, agora se tem um estudo que permitirá avaliar o que eles pensam, suas necessidades, seus hábitos. Esta obra é muito importante. Setores públicos e privados tem agora uma importante ferramenta para o crescimento do agronegócio em nossa região”, finaliza Rosso.
O agrônomo da Emater/RS-Ascar e um dos autores da obra, Ilvandro barreto de Melo, conta que a participação da entidade foi intensa desde a proposta do diagnóstico, a elaboração, o recolhimento dos dados e sua interpretação e o desenvolvimento do livro. O livro, Diagnóstico Instrumental para o Direcionamento do Espaço Rural de Passo Fundo 2012 – 2014 também está disponível para download gratuito através da UPF Editora – www.upf.br/editora/.

Deixe uma resposta