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Brasil precisa investir nas agroindústrias visando ao novo consumidor

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O aumento da demanda mundial por alimentos exige que o Brasil eleve sua produção para atender o mercado

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia), o Brasil processa em torno de 58% da produção agropecuária brasileira. O País precisa elevar esse número para dar conta do crescente aumento da população mundial e se manter competitivo no mercado internacional de alimentos. A agroindustrialização de alimentos do País é um exemplo de qualidade, segurança e lucratividade. Só no ano passado, o setor faturou US$ 529,6 bilhões. Desse total, US$ 428 bilhões foram em alimentos e US$ 101,6 bilhões em bebidas. A agroindústria contribui muito para a economia brasileira. O Brasil tem grande potencial de crescer ainda mais em produtos de valor agregado. A FAO estima que, até 2050, a população mundial chegue a 9,7 bilhões de pessoas, 37% a mais se comparado ao número atual. Para atender a essa demanda, a produção de carne, por exemplo, que hoje é de 2,1 bilhões de toneladas por ano, deveria ter um acréscimo anual de 200 milhões de toneladas. Para alcançar esse resultado, o Brasil precisa encarar vários desafios: melhorar o escoamento da produção, elevar o nível de assistência técnica para ampliar a produtividade e a qualidade dos alimentos, fomentar a educação e pesquisa e incentivar a agroindustrialização por meio de associações e cooperativas. Há a necessidade no País de 3 realizar uma rastreabilidade de produtos e investir nas agroindústrias. Para atender um consumidor ligado às novas tecnologias, as agroindústrias brasileiras precisam se reinventar, pois o consumidor do século XXI está preocupado não só com a sua saúde, mas também em saber como determinado produto foi produzido. A preocupação permeia as questões nutricionais, ambientais e sociais. Ou seja, o consumidor questiona se durante o processo produtivo foram tomados os devidos cuidados com a composição do produto, se houve danos ambientais e se os direitos trabalhistas estão sendo respeitados. Além de comparar preços, o consumidor tem começado a pesquisar a origem do produto e seus valores nutricionais.  

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