Passo Fundo sedia discussão técnica do trigo

Destaque Rural | Portal do Agronegócio | Revista, Agricultura, Pecuária, Mercado

Pesquisadores, técnicos, agrônomos e produtores irão discutir o panorama do trigo em 2015 e manejo de doenças e pragas.

Na próxima semana, Passo Fundo será sede de dois dos principais eventos da pesquisa do trigo do Brasil. No dia 7 de julho acontece o 10° Seminário Técnico de Trigo e entre 8 e 9 de julho, a 9ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT). Discussões sobre o crescimento e desenvolvimento dos sistemas de produção de trigo e triticale, objetivo principal do RCBPTT, serão enriquecidas e aprofundadas com os debates programados pelo Seminário, que antecede a Reunião. A expectativa é reunir cerca de 300 pesquisadores, produtores rurais, representantes da indústria e empresas de agroquímicos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site ou presencialmente no local.

O 10° Seminário Técnico de Trigo contará com palestras sobre doenças que desafiam produtores de trigo, a Giberela e a Brusone. O pesquisador da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), Heraldo Rosa Feksa, apresentará um sistema de monitoramento da Giberela implantado há 12 anos, que monitora, através de um radar, 17 municípios produtores de trigo localizados na região de Guarapuava (PR).  Segundo Feksa, os produtores associados realizam o manejo a partir das probabilidades de doenças recebidas por mensagens de celular e pelo portal da FAPA. “Com isso é possível adequar o manejo para diminuir o foco da giberela e garantir um trigo de boa qualidade e dentro dos padrões permitidos da legislação”, explica. Também palestram sobre o tema da Giberela os pesquisadores Carlos Augusto Mallmann, responsável pelo Laboratório de Análises Micotoxicológicas (LAMIC) da Universidade Federal de Santa Maria; Walter Boller, da Universidade de Passo Fundo e Igor Pirez Valério, melhorista da Biotrigo Genética. O Diretor Técnico da Biotrigo Genética, Ottoni Rosa Filho, e o fitopatologista e pesquisador da Embrapa Trigo de Passo Fundo, José Maurício Fernandes abordarão aspectos diversos do controle da controle da Brusone de trigo.

Após o Seminário e entre os dias 8 a 9 de julho, a Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale promove 9ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, também no Maitá Palace Hotel em Passo Fundo. No evento, pesquisadores de todo o país se reúnem em subcomissões técnicas  para discutir os resultados e analisar as pesquisas desenvolvidas em cada área. A partir destes estudos será elaborado o livro com as Informações Técnicas para Trigo e Triticale – Safra 2016. 

As inscrições para os dois eventos estão abertas e podem ser realizadas através de formulário on-line, disponível no site oficial dos eventos www.reuniaodetrigo2015.com.br. Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails:  simone@biotrigo.com.br e reuniaodetrigo2015@fbeventos.com ou pelos telefones (54) 3327-2002 e (43) 3025-5223. Reservas de hospedagem: (54) 3045-3888.

PROGRAMAÇÃO:

10º Seminário Técnico do Trigo

07 de Julho de 2015 | Terça-Feira

Local: Maitá Palace Hotel

9h – Inscrições e recepção

10h – Solenidade de abertura

10h30 – Palestra “Modelos preditivos para a Brusone do trigo: O que aprendemos?” – Dr. José Maurício Fernandes (CNPT)

11h10 – Palestra “Importância da resistência genética no controle de Brusone de trigo” –
Ottoni de Sousa Rosa Filho (Biotrigo)

11h30 – Debate

12h – Almoço

13h30 – Palestra “Micotoxinas na agricultura brasileira” – Dr. Carlos A. Mallmann LAMIC (UFSM)

14h30 – Palestra “Tecnologia de aplicação para controle de giberela” – Dr. Walter Boller (UPF)

16h – Painel “Manejo de trigo para controle de Giberela – Experiência da Cooperativa Agrária” – Dr. Heraldo Rosa Feksa (FAPA – Agrária)

17h – Painel “Resumo de resultados de manejo de trigo para baixo DON – no Brasil e no mundo” – Dr. Igor Pirez Valério (Biotrigo)

18h15 – Encerramento

9ª RCBPTT

08 de Julho de 2015 | Quarta-Feira

Local: Maitá Palace Hotel

8h – Recepção e entrega de material

9h – Sessão Plenária de Abertura da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e instalação das subcomissões

10h30 – Reunião paralela das subcomissões

12h – Almoço

13h30 – Reunião paralela das subcomissões

18h – Encerramento

09 de Julho de 2015 | Quinta-Feira

Local: Maitá Palace Hotel

8h30 – Reunião paralela das subcomissões (continuação)

10h30 – Reunião paralela das subcomissões (finalização dos trabalhos e fechamento de atas)

12h – Almoço

13h30 – Sessão Plenária Final

17h30 – Encerramento

___________________________________________

Informações para a Imprensa

DW Press Consultoria e Assessoria em Comunicação